quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Antologia Poética - José Vaz (coordenaçao Adélio Amaro)



Participei numa exposição de fotografia com temas alusivos a três dos seus poemas. Em 19 outubro de 2024, no foyer do Teatro José Lúcio da Silva - Leiria.
As fotos que ficaram na exposição.






 

sábado, 26 de outubro de 2024

Notícias de Colmeias - 25 anos 2024 (p 27 v. a nunes)


2742
Livro comemorativo dos 25 anos de vida do mensário de Colmeias - Leiria, cujo fundador e sempre Director foi e é o Jornalista Joaquim Santos.
(Escrevi e deixei publicada a sua biografia em: Fevereiro a Abril de 2023, neste jornal, sob o título de "Joaquim Santos - 25 junho de 1972- Jornalista, Investigador, Historiador e Escritor").
Ficou publicada a minha participação de homenagem nas páginas 27/8.
Muitos parabéns, Joaquim Santos.




 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Mia Couto - A Cegueira do Rio; Raul Minh´Alma 2740/1

 


2740


2741

2744




Memórias Jacques Delors - Pref de Antº Vitorino - ed. 2004 Quetzal; Cálamo - Walt Whitman


 NB.: (

A numeração de 1 a 999 aparece no Índice Geral na parte final )

-


933

Quem é realmente o homem que recusou apresentar-se às eleições presidenciais de 1995, em França, quando todas as sondagens o davam como vencedor?



2743
Ed. Assírio & Alvim, 1999

(Breve é esta incursão realizada através de Cálamo, um dos mais sugestivos conjuntos de poemas de Leaves of Grass, título este que reúne o essencial da produção de Whitman, nove vezes editada, revista, emendada, aumentada, desde 1855 e até 1892, quando já se encontrava à beira da morte.
Apesar de tudo, pouca atenção despertou em Portugal, onde apenas se realizaram tímidas aproximações à sua obra, talvez porque distraídas têm sido as gerações deste país (Pessoa não: leia-se a sua Saudação a Walt Whitman)
- José Agostinho Baptista -
...

Um Balé de Leprosos - Leonard Cohen


2734
Romance e Contos
«Quinze contos que sondam os demónios interiores das suas personagens.»
(in contracapa) 

 

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Democracia Espiritual e José Saramago. Acrescente-se Jesus, Whitman e Tolstoi. Autor Manuel Frias Martins

 


2724
ed. 2023

"Jesus, Whitman e Tolstoi são aqui propostos acima de tudo como traços de uma linhagem intelectual, existencial e espiritual que ajuda a compreender a obra do escritor português como um dos mais interessantes lugares de manifestação dessa linhagem. Designo-a por democracia espiritual e, apesar da sua inevitável transitoriedade enquanto conceito, é dela que podemos dispor com proveito no nosso tempo,
...  !

Manuel Frias Martins
(na contracapa)


sábado, 3 de agosto de 2024

Talvez agora - Colleen Hoover; Os melhores contos Zen - A Sabedoria Espiritual do Oriente

 


(Os melhores contos Zen
ed 2024. alma dos livros)

201 histórias dos mestres budistas.
Os mestres enfatizam a importância da experiência direta, da aceitação e compreensão da impermanência da vida. Destacam a importância de viver no momento presente e do abandono da dualidade de pensamento no caminho do encontro com a paz interior.


domingo, 7 de julho de 2024

Somos Animais Poéticos, ......... Mário Cláudio (Apoteose dos Mártires)


2721
(Um livro que me veio parar às mãos pelas do meu amigo e confrade santo monge, Manuel F. M. Por alturas dum jantar na 3ª quarta feira de Maio de 2024, no Vinha d´Alhos)
... a pp 92 "...«Já para a rua, Redento, que com as cousas de Deus não te admito chacotas!»
É ler...
 

2717



2718


2719



2720
 (... Por diferentes vias, a antropológica francesa relembra que o utilitário nunca nos basta e que não podemos ser reduzidos a variáveis económicas, nem mesmo aos nossos papéis sociais, poi somos também, e talvez acima de tudo, verdadeiros animais poéticos.)


quinta-feira, 7 de março de 2024

A Espiritualidade Clandestina de José Saramago - 2ª edição aumentada

 


2714
ed. 2020

Jesus, Whitman e Tolstoi são aqui propostos acima de tudo como traços de uma linhagem intelectual, existencial e espiritual que ajuda a compreender a obra do escritor português como um dos mais interessantes lugares de manifestação dessa linhagem. Designo-a por democracia espiritual e, apesar da sua inevitável transitoriedade enquanto conceito, é dela que podemos dispor com proveito no nosso tempo.
Independentemente do destino que lhe está reservado, a ideia de democracia espiritual não se circunscreve à hermenêutica saramaguiana, pois contém um potencial descritivo e uma elasticidade teórica que alarga com proveito a ideia à própria hermenêutica da cultura. Neste sentido, espero que ela possa servir de instrumento de conhecimento vivo e dinâmico a analistas literários e culturais que encarem a espiritualidade, nomeada mente a espiritualidade laica que defendo, como elemento aglutinador das dores e alegrias do mundo e das suas representações artísticas.

Manuel Frias Martins
(Texto escrito para o portal da Fundação José Saramago)



terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Eu vi uma flor selvagem - Hubert Reeves; Últimas notícia do Sapiens

 2712
Eu vi uma for selvagem
O Herbário do astrofísico
Hubert Reeves
Ed. gradiva, 2023
(Huber Reeves (1932-2023), astrofísico, ensinou Cosmologia em Montreal e em Paris. É autor de vários livros, entre os quais O Banco do Tempo, Já não terei tempo, Um Pouco Mais de Azul e Onde Cresce o Perigo Surge também a Salvação, publicados pela Gradiva, que foram bem acolhidos por um vasto público. Foi presidente honorário da Associação Humanidade e Biodiversidade e da Agência Francesa para a Biodiversidade.)


 2713
Últimas notícias do Sapiens
(A Revolução nas nossas Origens)
Silvana Condemi e François Savatier
Ed. Círculo Leitores, 2019


David Teles Ferreira; Bom Dia, Dona Maria!; Evangelho do Novo Mundo




2708



2711



2710




2709