domingo, 11 de maio de 2014





2022
250 anos da Torre dos Clérigos
1763 - 2013
Ed. Afrontamento, junho 2013

-
No dia (10Maio2014) em que um grupo da Tertúlia dos "Serões Literários das Cortes" se reuniu na sede dos Clube Recreativo e Desportivo das Cortes, à Quinta da Cerca, em Leiria, na oportunidade de comemorar o 15º aniversário deste grupo.

Foi uma sessão muito animada e interessante. Tenho várias fotos e vídeos, que, em princípio colcocarei no meu blogue http://dispersamente.blogspot.com

A minha amiga desde os tempos lindos do ELOS CLUBE de LEIRIA, Dra. Celeste Alves, ofereceu-me este livro, depois de eu ter manifestado interessado em o comprar, por motivos perfeitamente justificáveis. A verdade é que não se podem comprar todos os livros de que temos conhecimento e gostamos. Mas este cativou-me particularmente: por um lado trata do tema "Torre dos Clérigos" que me traz ao sentimento a minha estada no Porto, cidade de onde eu posso dizer que sou natural, ainda que simultaneamente de Viseu, visto que a minha mãe foi ao Casal - Ribafeita, para eu nascer, e regressámos, logo de seguida, para o Porto, onde vivemos até eu perfazer 8 anos. Aqui voltei, em 1963, para estudar no então Instituto Comercial do Porto, na Rua de Entreparedes, ali à Batalha.

Como eu me sinto ligado ao Porto! E a Gaia! E à Foz! e ao CineTeatro Carlos Alberto e à Rua do Almada, e às Fontainhas ... e à Biblioteca Municipal (perto do Instituto), onde passei horas a fio a estudar e a ler (naquela altura, especialmente, tudo o que havia sobre OVNI´s, Foguetões, aviação... tanto que eu sonhava com aviões...

Celeste Alves levou este livro para ler a sua participação na sua confeção, através de uma poesia em louvor da Torre dos Clérigos. Pode-se lê-la na pág. 318-319. Uma querida amiga.

Sem comentários: