segunda-feira, 5 de março de 2018

Imprensa de Leiria; Poesia política portuguesa e de expressão alemã; A Gorda (Romance); somos contemporâneos do impossível (poesia - José Anjos)


2400
Capa a partir de sem título, de Simão Palmeirim Costa
Gravuras e ilustração de Simão Palmeirim Costa
ED. abysmo, 2017
-
Na palavra abysmo, é a forma do y 
que lhe dá profundidade, escuridão, mistério...
Escrevê-la com i italiano é fechar a boca do abysmo,
é transformá-lo numa superfície banal.
Teixeira de Pascoaes


2399
A Gorda
Isabela Figueiredo
Ed. Caminho, 2016

José Tolentino Mendonça, Expresso, 7-1-2017 "Imperdível".


2398
Cem anos de história de Portugal e dos países de língua alemã em poemas de alguns dos autores mais significativos do século XX. Nesta antologia, mais de cem textos de quase cem poetas traçam um panorama poético dos acontecimentos políticos desde a I Guerra Mundial até ao século XXI. Apesar da diversidade dos acontecimentos políticos e sociais que os desencadearam - guerras, revoluções, ditaduras, resistência, catástrofes -, estes poemas revelam sobretudo a experiência humana comum em tempos de mudança e recomeço.
-
Seleção de poemas:
Joachim Sartorius (1946) é poeta, tradutor e cronista. Publicou oito livros de poesia e editou várias antologias. Foi secretário-geral do Goethe-Institut e diretor artístico do festival de teatro Berliner Festspiedle, de 2001 a 2011.
Fernando J.B. Martinho (1938) é professor aposentado da Universidade de Lisboa e foi Leitor de Português nas Universidades de Bristol e Califórnia (Santa Bárbara). Os seus estudos têm incidido especialmente sobre a Poesia Portuguesa Contemporânea, pelos quais recebeu diversos prémios, entre eles o Prémio Jorge de Sena (2016).
Helena Topa (1964) é tradutora. Traduziu obras de GÜnter Grass, Elfried Jelinek e Herta MÜller, entre outras. Foi docente de Literatura de Expressão Alemã na Universidade Nova de Lisboa.
-

Ed. Tinta da China, 2017



2397


Estamos na igreja da Misericórdia em Leiria. Obrigado Joaquim Santos. Está-se a falar de Jornais da região de Leiria. Foto por controle remoto.... Nikon Coolpix P900. (ps.: O momento proporcionou-me a a oportunidade de testar o envio de fotografias diretamente duma câmara sofisticada através dum Smartpone, por wifi. As novas TI aí estão a concorrer com a imprensa em papel. A Imprensa em papel tem um enorme desafio pela frente. Mas pode vencê-lo, isto é, não deve baixar os braços, até pelo grande favor que fará à humanidade se se conseguir manter viva nesta competição implacável!...) —


Sem comentários: