terça-feira, 28 de agosto de 2018

Petrarca, Mário-Henriques Leiria, Maria Cunha e Silva


2449
As Rimas de Petrarca
-
"É como poeta que Francisco Petrarca (1304-1374) se distingue, sobretudo pelo seu Cancioneiro e pelos Triunfos, obras traduzidas por Vasco Graça Moura - e especialmente pela arte do soneto, cuja estrutura aperfeiçoou de forma inovadora e definitiva, e que não deixou de inspirar outros poetas até hoje.
Nesta obra notável, a maior parte dos sonetos é dedicada a uma «musa impossível», Laura - e o amor, além de tema principal, adquire uma subtil dimensão erótica e lírica, cheia de metáforas que influenciaram toda a poesia posterior. Tudo isso contribui para que Petrarca, humanista e filósofo, fosse considerado o Poeta dos Poetas e uma das referências fundamentais da literatura ocidental."
in contracapa




2448
POESIA
Mário-Henrique Leiria
Ed. E-Primatur, 2018
-
"Este 2º volume das obras completas de Mário-Henrique Leiria recolhe a poesia completa do Autor, incluindo diversos textos inéditos e outros nunca antes compilados emlivro.
A obra poética de Mário-Henriques Leiria é diversa e, como o próprio autor, experimentalista, cobrindo diversos estilos e tipos de poesia. Muitos dos textos são, autenticamente, contos em forma de poema mas o leitor encontrará igualmente poesia visual, lírica ou receitas para cocktails.
A edição foi preparada pela Professora Tania Martuscelli (universidade do Colorado/Boulder, EUA), a maior especialista na obra de Mário-Henrique Leiria, oferecendo, pela primeira vez, aos leitores portugueses de forma sitemática e coerente uma obra até agora dispersa e, em boa parte, indisponível."
in contracapa
-
Mário-Henrique Leiria (1923-1980) é um dos nomes maiores das letras lusas e um dos seus grandes autores de culto do século XX.
Nasceu e morreu em Cascais e chegou a ser editor no Brasil onde esteve exilado.



2447
"Um dia do nosso para Sempre"
Ed. cultura, 2018


Sem comentários: